9 de mai de 2011

Lactase: O que você precisa saber sobre essa enzima







O que é a lactase?
A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose. O aspecto positivo é o fato de esta enzima ser atualmente produzida por diversos laboratórios e poder ser comprada com facilidade. Tire suas dúvidas e saiba mais sobre os produtos disponíveis no mercado.
Cápsulas de lactase podem ser usadas por qualquer pessoa com IL?
Não existe restrição para o uso, pois essas cápsulas não são um remédio e sim um suplemento nutricional. Os fabricantes explicam que este tipo de enzima não possui efeitos colaterais e pode ser usada diariamente sempre que você ingerir produtos lácteos. No entanto, o ideal é conversar com seu médico antes de consumir estes suplementos, para certificar-se que seu problema é realmente a intolerância à lactose e não algum outro problema mais grave como a doença celíaca ou outras doenças gastrointestinais.
Quantas cápsulas devo usar?
Depende. A pergunta parece fácil, mas a resposta é mais complexa do que se imagina. Como falei anteriormente, a lactase não é um remédio, ou seja, seu médico não irá prescrever uma determinada dose para o seu caso específico. Ela é uma enzima que já está presente no seu corpo em maior ou menor grau, e a cápsula irá  suplementar a deficiência dessa enzima em seu corpo.
Entre alguns dos fatores que estão em jogo para determinar a quantidade de lactase que você necessitará ingerir estão:
• A quantidade de lactase que seu organismo produz
• A quantidade de lactose que você irá ingerir
• A sua capacidade de digestão de alimentos
• A quantidade de lactase que a cápsula possui
Este é o motivo pelo qual algumas pessoas mencionam que em alguns momentos o suplemento de lactase funciona perfeitamente e em outros não. O problema não está na cápsula que você comprou, e sim na combinação dos fatores acima. Por isso não há como saber a quantidade ideal. O que alguns fabricantes recomendam é iniciar o uso destes suplementos com 1 cápsula e testar o seu nível de intolerância. Caso você ainda sinta os sintomas de IL, será necessário aumentar gradualmente o número de comprimidos até encontrar a dosagem ideal.
Existem diferenças entre as cápsulas disponíveis no mercado?
Sim. Cada fabricante produz cápsulas de lactase com diferentes quantidades da enzima e informa as quantidades em mg ou FCC. Por exemplo, o Lactaid Fast Act oferece 9.000 FCC por cápsula (600 mg de lactase), enquanto o Lacdose Original Strentgh oferece 1.875 FCC (125 mg). Algumas pessoas preferem comprar um suplemento com menos teor de lactase e ir aumentando o número de comprimidos de acordo com a necessidade, ao passo que outras pessoas preferem não correr o risco de sentir os sintomas e tomam comprimidos com maior quantidade de lactase. O preço está diretamente associado à quantidade de lactase contida nos comprimidos.
Bebês com intolerância à lactose podem usar esta enzima?
Nenhum fabricante recomenda o uso de cápsulas de lactase para bebês. Alguns fabricantes recomendam o uso para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existem leites sem lactose com formulação especial para bebês que, de acordo com a recomendação médica, poderão ser utilizados. Caso seu bebê tenha sido diagnosticado com intolerância à lactose ou alergia ao leite, é fundamental que você faça um acompanhamento com o seu médico e também com um nutricionista, pois a substituição do leite materno só deve ser feita em casos recomendados por um profissional da saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário